Nos últimos dias temos acompanhado nos jornais a triste tragédia ocorrida em Angra dos Reis devido os desabamentos de terra e às enchentes. O Jovem Ambientalista se solidariza com os parentes das vítimas mas gostaríamos de aproveitar os acontecimentos para fazer algumas reflexões.
Desde muito tempo, os ambientalistas alertam sobre o perigo que é desmatar morrros e encostas para a construção civil e que construir muito próximo da praia não é correto. Quantas vezes não foi dito que poderíamos nos arrepender de poluir nossos rios e desmatar suas margens?! Pois é, não quisemos escutar. Pelo contrário, taxamos ambientalistas de alucinados, "ecoxatos", "naturebas", "encrenqueiros". Não queremos aqui "passar na cara" das pessoas que não acreditaram na causa que estávamos certos e elas erradas, não é este nosso objetivo. Mas queremos provocar mudança nas mentalidades.
Infelizmente é muito difundida a ideia de que queremos preservar a natureza porque ela possui "macaquinhos e borboletinhas que são bonitnhos". Não! Precisamos preservar a natureza porque ela é essencial para o nosso futuro! É verdade que também nos importamos com macacos e borboletas, mas se continuarmos a degradar o meio ambiente eles não serão os únicos prejudicados.
E os desabamentos não são o único exemplo. Quantos não sofrem com as secas e enchentes causadas pelo aquecimento global, quantos não já perderam suas colheitas graças à chuva ácida e quantos não tem problemas respiratórios graças a poluição das grandes cidades? Ao prejudicar o meio ambiente estamos causando muito sofrimento também para os seres humanos!
Que tragédias como estas nos levem a repensar nossas relações com o meio. Que em cada ação nossa penssemos em nossos filhos e netos, e que sejamos menos egoístas ao viver. Muitos pensam que estamos destruindo o planeta, mas o planeta é capaz de sobreviver a tragédias muito piores que estas... E NÓS?
sábado, 9 de janeiro de 2010
Esses ecoxatos encrenqueiros...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário