QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

sábado, 16 de janeiro de 2010

Volta ás aulas com cosciência


Está na hora de (para a tristeza de muitos) voltar ás aulas. E isso implica em comprar livros, cadernos e todas estas parafernalhas estudantis. E compras sempre precisam ser pensadas e repensadas para não agredirem o meio ambiente. Preparamos então seis dicas para estudantes conscientes voltarem ás aulas de forma mais verde!!!


CONFIRA BEM A LISTA
Muitas listas de material solicitam mais do que o aluno precisa. Analise bem a lista e veja se não pode fazer substituições, por exemplo: será que realmente preciso de vários cadernos ou somente um maior basta? E também exija das escolas que sejam conscientes ao organizarem suas listas.

SIMPLICIDADE É TUDO!!! Na escolha do material procure as coisas mais simples possíveis. Quanto mais simples for um objeto, menos matéria prima foi gasta em sua fabricação e menos lixo produzirá. Ao invés de um estojo com vários compartimentos ou de uma caneta com vários apetrechos, escolha opções mais singelas e tradicionais. A natureza e o seu bolso agradecem!

COMPRE PRODUTOS DE QUALIDADE
Isto não significa comprar produtos de marcas caras! Basta escolher artigos que sejam duráveis e portanto demorem para ir pro lixo, evitando também que você fique comprando novas coisas o tempo todo.

REAPROVEITE MATERIAL DOS ANOS ANTERIORES
Confira se é possível usar material do ano anterior. Nem sempre é preciso adquirir uma nova mochila, pastas, estojos e até mesmo lápis de cor e canetas.

COMPRE LIVROS EM SEBOSAlém de serem mais baratos livros de sebo evitam a derrubada de mais árvores para a produção de novos livros. Você também pode trocar seus livros do ano anterior pelos novos (mais economia ainda!).

PROCURE PRDUTOS SUSTENTÁVEIS Só compre lápis feitos com madeira de reflorestamento e procure aderir á sustentabilidade em todas as suas escolhas. Busque produtos de empresas que não testam em animais, cadernos de papel reciclado, papel ofício reciclado, bolsas feitas de fibras naturais ou couro sintético (substituindo couro de animais), etc. Procure também comprar produtos feitos em sua região para evitar que sejam transportados por grandes distâncias liberando muito CO2.

Nenhum comentário:

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!