QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natal diferente


O natal está batendo a porta! Mas o que daveria ser uma festa que celebra a simplicidade do menino Jesus, em um presépio pobre e cheio de animais se transformou em mais uma festa cheia de consumismo, desperdícios, contradições, cujo a única finalidade é compra presentes, gerando mais lixo e entulhando nossas casas de coisas inúteis. Porém não precisa ser assim, podemos celebrar o natal da forma antiga, procurando viver o verdadeiro sentido desta festa harmonizando-nos com todos que nos cercam, inclusive com o meio ambiente! Confira as dicas:

Na decoração, use a imaginação. Que tal resgatar tradições antigas, orgânicas e baratas, como decorar a árvore com uma linha de pipocas? É só estourar o milho, pegar linha e agulha e criar uma serpentina igual à que sua avó fazia. Recicle antigos enfeites, customizando-os, ou troque com os amigos para dar um ar novo à sua casa. Assim você evita o consumismo e desperdício. Sua árvore pode não ficar igual às dos shoppings centers, mas com certeza terá muita personalidade!

Faça uma ceia brasileira. Afinal, o Natal aqui é comemorado em pleno verão e as altas temperaturas não combinam com comidas pesadas, típicas de lugares frios. Aproveite para fazer tilizar produtos locais e orgânicos - que, ainda por cima, costumam ser mais baratos. E fuja da carne! Qual o sentido de "comer o presépio" no natal. A produção de carne acrreta vários impactos e maus tratos aos animais. pesquise sobre pratos vegetarianos, ou pelo menos diminua a quantidade de cadáveres da sua ceia!


Tente, invente, dê um presente diferente. Recicle, começando pela embalagem: use jornais e revistas velhos e bastante criatividade. Também vale guardar embrulhos bacanas de presentes que você ganhou para reutilizar depois. Se ganhar algo que não vai usar, tente se lembrar de alguém que pode achar o presente útil e bola pra frente (nada de deixar o objeto acumulando poeira no fundo do armário). Convide as pessoas para 'bazares' de trocas e fuja do consumismo. Brincadeiras de amigo secreto também são mais sustentáveis do que comprar um presente para cada membro da família ou grupo (e pesam menos no bolso). Se for às compras, lembre-se de avaliar o impacto que o presente teve no meio ambiente: dê preferência para produtos e marcas sustentáveis, recicláveis ou reciclados.

Mande cartões virtuais. Se você está lendo isso, é porque já usa a internet. Abuse dela no Natal e substitua os cartões de papel pelos virtuais. Mais uma vez, você economiza e poupa o meio ambiente!


No mais, o Jovem ambientalista deseja a todos um excelente natal e um abenoado ano novo!!!


Nenhum comentário:

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!