O natal está batendo a porta! Mas o que daveria ser uma festa que celebra a simplicidade do menino Jesus, em um presépio pobre e cheio de animais se transformou em mais uma festa cheia de consumismo, desperdícios, contradições, cujo a única finalidade é compra presentes, gerando mais lixo e entulhando nossas casas de coisas inúteis. Porém não precisa ser assim, podemos celebrar o natal da forma antiga, procurando viver o verdadeiro sentido desta festa harmonizando-nos com todos que nos cercam, inclusive com o meio ambiente! Confira as dicas:
Na decoração, use a imaginação. Que tal resgatar tradições antigas, orgânicas e baratas, como decorar a árvore com uma linha de pipocas? É só estourar o milho, pegar linha e agulha e criar uma serpentina igual à que sua avó fazia. Recicle antigos enfeites, customizando-os, ou troque com os amigos para dar um ar novo à sua casa. Assim você evita o consumismo e desperdício. Sua árvore pode não ficar igual às dos shoppings centers, mas com certeza terá muita personalidade!
Faça uma ceia brasileira. Afinal, o Natal aqui é comemorado em pleno verão e as altas temperaturas não combinam com comidas pesadas, típicas de lugares frios. Aproveite para fazer tilizar produtos locais e orgânicos - que, ainda por cima, costumam ser mais baratos. E fuja da carne! Qual o sentido de "comer o presépio" no natal. A produção de carne acrreta vários impactos e maus tratos aos animais. pesquise sobre pratos vegetarianos, ou pelo menos diminua a quantidade de cadáveres da sua ceia!
Mande cartões virtuais. Se você está lendo isso, é porque já usa a internet. Abuse dela no Natal e substitua os cartões de papel pelos virtuais. Mais uma vez, você economiza e poupa o meio ambiente!
No mais, o Jovem ambientalista deseja a todos um excelente natal e um abenoado ano novo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário