QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

quinta-feira, 26 de março de 2009

Um pouco mais de água

Oi galera ambiental!

O último post foi em homenagem água, por ocasião de seu dia. Este post então será um complemento do primeiro, com umas dicas bem diferentes para economizar água, e números interessantes sobre este recurso. Boa leitura!

Dicas
Economize no banheiro
As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam, em média, 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em sua casa descargas desse tipo e usa o banheiro cinco vezes por dia, gasta 60 litros de água diariamente.
Existe, porém, uma maneira simples de reduzir este gasto, colocando uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de 2 litros, cheia de água, dentro da caixa d´água da bacia. Com isso, você estará economizando 2 litros por descarga, ou 10 litros por dia.
Se esta prática for adotada em todos os banheiros da casa em que habita uma família de quatro pessoas, essa economia será de 40 litros por dia. Em um ano, essa água poupada é suficiente para matar a sede de 20 pessoas durante o ano inteiro.
E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem necessidade água limpa e tratada.
Dica: Existem bacias sanitárias mais modernas, com apenas 6 litros de água. Para saber se a sua é desse tipo, basta tentar colocar a garrafa PET dentro. Se não couber, significa que você já está gastando uma quantidade bem menor de água por descarga.

Coma menos carne
Para produzir 1 quilo de carne vermelha gastam-se em média 15000 litros d`água. E se formos ver a quantidade de carne que consumimos hoje, perceberemos que é bem menor que a que nossos avós consumiam.
Então, que tal substituir a sopa de carne por uma de legumes? Ou comer uma sojinha bem temperada de vez em quando?

Água- números interessantes

Consumo de água

Nos últimos 100 anos, o consumo anual de água saltou de 312500 litros para 6333333 litros de água. Enquanto a população mundial cresceu 3,75 vezes, o consumo total de água aumentou 7,6 vezes. ISSO SIGNIFICA QUE PARA CADA COPO DE ÁGUA EM 1900, GASTAM-SE AGORA QUASE OITO COPOS.

O valor hídrico das coisas
Tudo o que é produzido- de alimentos a automóveis - tem um custo em recursos hídricos. Este quadro mostra a quasntidade de água utilizada parar obter cada produto

FOLHA DE PAPEL - 1 litro

LITRO DE GASOLINA - 10 litros
QUILO DE AÇÚCAR - 100 litros
XÍCARA DE CAFÉ - 140 litros
OVO - 200 litros

QUILO DE FRANGO - 6000 litros
QUILO DE CARNE - 15000 litros
CARRRO - 1,2 milhão de litrosMaior beberrão - PARA ONDE VAI NOSSA ÀGUA?
70%-agricultura
22%-indústria
8%- uso doméstico

Nenhum comentário:

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!