QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

domingo, 6 de setembro de 2009

Campina Grande é considerada a cidade mais suja da Paraíba


Uma pesquisa feita recentementre pelo Ibama da Paraíba, concedeu a Campina Grande mais um título para a coleção. Agora, nossa cidade além de ter o maior São João, o maior centro universitário, as maiores indústrias, tem também o maior LIXÃO da Paraíba .
Eu sei, não é lá um título para nos deixar orgulhosos, mas pelo menos não somos os únicos a nos envergonhar: A pesquisa também constatou que 98% das cidades paraibanas dão um destino indevido ao seu lixo. Ou seja, somente a região metropolitana de João Pessoa possui aterro sanitário, o que é considerado pelo Ibama como adequado, mas que diga-se de passagem, não é o destino ideal.
Vou explicar melhor. No aterro sanitário, o lixo é despejado em grandes "buracos", e depois enterrado. O lixo enterrado, polui as águas subterraneas, estereliza e polui o solo. Situação pior que essa só mesmo nos lixões, onde o lixo é simplesmente jogado a céu aberto, sem o menor cuidado. Além de causar os mesmos estragos que o aterro sanitário, o lixo a céu aberto também pode ser levado pelo vento a diversos lugares, atrai ratos, baratas, porcos e junto com eles todas as doenças que podem transmitir.
Em Campina, o lixão fica muito perto da rodovia, prejudica a saúde da população que mora nas proximidades, e que já começa a atrapalhar também o movimento no aeroporto da cidade. Isso acontece porque o lixão atrai muitos urubus, e como se localiza perto do aeroporto, provoca o constante risco de uma desssas aves bater na turbina de um avião e causar um sério transtorno ou até mesmo provocar a queda da aeronave.
Mas então, qual a solução? Bem, quem já foi no lixão, viu que no meio dessa sujeira toda, haviam pessoas, sem amenor condição de higiene, remexendo nos sacos de lixo. Estas pessoas são pobres que, sem outra opção, procuram por duas coisas: restos de comida, provindos de uma sociedade de desperdício, e lixo reciclável, para ser vendido a empresas que transformam resíduos em matéria prima.
E é justamente nestas pessoas que está a solução. Se separásemos o lixo para a reciclagem, e entregássemos a estas pessoas, elas poderiam, juntar lixo suficiente para vender diretamente às fábricas (atualmente eles vendem a atravessadores, o que faz com que tenham uma renda bem menor do que poderiam) e sutentar suas famílias de forma digna. Isso tudo sem ter que entrar no meio de toda aquela seboseira!
Isso é algo que todos podemos fazer. Basta separar o nosso lixo! (Se quiser, pode procurar mais informações no site www.recicloteca.org.br).
Quanto à aonde deixar o material reciclável, uma ótima opção é na UEPB de administração, que doa todo o material que recolhe a uma cooperativa de catadores. Ou mesmo entregar diretamente a um catador que passa em sua rua. Se fizermos a nossa parte poderemos construir um mundo melhor!!!!

Saudações ambientais! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!