QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Plasticos!!!


Saudações ambientais!!!!!!
Hoje vamos falar sobre algo que não sei se todos já perceberam, mas que nem por isto deixa de ser importante.
Praticamente em todas as embalagens e prodututos feitos de plástico, há um número impresso que varia de 1 à 7, geralmente este número fica no fundo da embalagem dentro do triângulo que é símbolo da reciclagem. Particularmente, sempre fiquei curioso para saber o que isto significava, e resolvi pesquisar (eu sei, isto é coisa de quem não tem o que fazer).
De qualquer forma, descobri que estes números representam o tipo de resina utilizada na fabricação, e mais, que alguns destas resinas , são mais nocivas para o meio ambiente que outras. Todos sabemos que o plástico é um material não renovável, que demora séculos para se decompor na natureza, mas nem sempre dá para evitá-lo. Portanto, podemos pelo menos dar preferência aos plásticos mais verdes. Confira quais os tipos e quais são suas consequências na natureza.


É DO BEM:
Plástico tipo 1 - garrafas PET
As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, por serem vendidas mais caro, além do mais elas podem ser reaproveitadas facilmente fazendo brinquedos, vasos de plantas e até cadeiras (você pode encontrar o passo-a-passo de algumas destas coisas aqui http://www.recicloteca.org.br/ ).

MELHORES OPÇÕES :
Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu;
Plásticos tipo 4 - sacolas de compras;
Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte.
São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos não usam tóxicos em sua fabricação e geralmente são recicláveis.

EVITE :
Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos;
Plásticos tipo 6 - copos descartáveis;
Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para bebês, garrafas de água reutilizáveis, potes para comida.


O PVC libera químicos que fazem mal à saúde e sua fabricação libera um poluente que é cancerígeno. Os copos descartáveis liberam um químico que também pode causar mal à saúde. Finalmente, a resina geralmente utilizada no plástico tipo 7 pode estar ligada à problemas cardíacos e de obesidade.



E lembrem-se, sempre que possível devemos substituir o plástico por materiais biodegradáveis como papel, palha e barro.

Pensem, repensem e mudem seus hábitos para melhor!!!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!