QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

sábado, 2 de maio de 2009

Um dia das mães mais verde

O dia das mães só é daqui há uma semana e o comércio já está em festa. Por todo lado começam a se espalhar mais rápido que ervas daninhas, os vários anúncios que fazem de tudo para convence-lo a comprar. Compre isto para sua mãe, dê aquilo de presente para ela, não seria de surpreender se avistássemos um anúncio vendendo mães.
Não que o Jovem Ambientalista seja contra o comércio e a propaganda, não se trata disto. O que estamos tentando mostrar é que o dia das mães hoje em dia não passa de uma data para comprar, comprar e comprar.
E o que isto tem a ver com meio ambiente? Tudo! Tudo que compramos tem seu “valor ambiental”. Para serem fabricados, nossos presentes precisam de matéria prima que vem da natureza, e ao serem industrializados geram lixo e resíduos.
Isso vale para tudo que consumimos mas se consumimos mais do que precisamos o planeta não consegue repor suas “forças”. Sem falar que se não tentarmos descobrir de onde vem nossos presentes, podemos estar comprando produtos que geram desmatamento, poluição, desperdício, trabalho escravo, exploração animal, contaminação do solo da água ou do ar, etc.
Mas como passar um dia das mães mais verde? O Jovem Ambientalista selecionou algumas DICAS PARA COMEMORAR ESTA DATA SEM AGREDIR A TERRA

PARA UM DIA DAS MÃES MAIS VERDE

DIGA NÃO AO CONSUMISMO
Você não precisa dar um presente caro para agradar a sua mãe. Ao invés de dar algo, vocês dois podem sair juntos, ir ao teatro, a um bom restaurante... E você também pode fazer uma homenagem a ela. A frase pode parecer um clichê mas algo feito de coração muitas vezes vale mais que qualquer presente!

SELECIONE O QUE FOR COMPRAR
Caso você vá mesmo dar uma “coisa” de presente, não tenha medo de pesquisar. Tente descobrir de onde vem o produto que você quer comprar. Quanta água foi gasta na fabricação, se a empresa tem políticas sócio-ambientais, se não existe uma opção menos poluente, etc.
A internet, costuma dar uma força e tanto nesta pesquisa. Na secção interatividade do site do projeto Akatu por exemplo (http://www.akatu.org.br/ ), você pode ter acesso, ao cadastrar-se, a um guia onde estão registradas as políticas sócio-ambientais de dezenas de empresas. Já no site do Projeto Esperança Animal (http://www.pea.org.br/ ), podemos encontrar uma lista com empresas que não submetem seus produtos, a testes cruéis com animais.
E é claro que não podemos esquecer da boa e velha boca, para perguntar ao vendedor de onde vem o produto.


CUIDADO COM AS EMBALAGENS
Já notou que ao ganharmos algo a primeira coisa que fazemos é jogar o papel de presente no lixo? E que ao darmos presentes muito embalados geramos lixo e mais lixo? Se possível dê presentes não embrulhados, ou pelo menos faça uma embalagem reciclada. Na secção “passo a passo” deste site você pode aprender a fazer uma – http://www.recicloteca.org.br/

PRODUTO REGIONAL É MAIS LEGAL
Ao invés de comprar algo que venha de longe, soltando fumaça de avião ou caminhão por longas distancias, prefira produtos fabricados por perto. Em Campina Grande, podem ser encontrados muitos produtos de qualidade, fabricados na própria cidade. Além de produtos artesanais e feitos com algodão orgânico (sim, existem produtores em Campina Grande, é só procurar por “algodão colorido”).

Com estes cuidados simples você estará contribuindo com o planeta sem deixar sua pobre mãe desapontada (bricadeira).
Desde já, FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!