QUEM SOMOS FOTOS CONTATOS

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ambientalistas retiram peixes podres do Açude Velho


A Associação de Proteção Ambiental (Apam) está promovendo, a retirada de milhares de peixes mortos que estavam boiando nas margens do Açude Velho, poluindo as suas águas e causasndo um mau cheiro forte. O trabalho de limpeza começou graças a denúcias feitas por pessoas que frequentam o local. A retirada foi iniciada a 15 dias e até o dia 07/04 já haviam "pescado" mais de 800 quilos de peixes mortos.

Segundo o ambientalista Roberto Almeida, os peixes estão morrendo por causa da superpopulção, que faz com que o oxigênio da água seja insuficiente para todos os animais, e também por causa do despejo de esgoto no açude. "Ao passo que estamos retirando os peixes, percebemos que há uma grande quntidade de lixo no local, o que compromete sobremaneira a qualidade da água e impossibilita a sobrevivência dos animas", afirmou Roberto.

Além dos peixes podres, a equipe de voluntarios já conseguio retirar cerca de 400 quilos de lixo POR DIA das águas do açude. O objetivo desta ação é impedir que a água do açude apodreça (mais ainda). Roberto alerta que se as autoridades não tomarem nenhuma providência para acabar com a superpopulação de peixes, o problema vai se repetir várias vezes até que a água vire uma porcaria (perdoem a expressão), e o "cartão postal da cidade" vai morrer.

Acredita-se que existam cerca de 1,5 milhões de peixes no açude, entre tilápias e piabas. O caminho para resolver o problema é reduzir em cerca de 30% a população de peixes no local e espalhar em todo o açude plantas aquáticas como a baronesa (foto abaixo), que funciona como filtro e impede que o lixo se acumule no fundo do manacial.

Graças a quantidade de lixo, os ambientalistas pretendem continuar o trabalho pelos próximos quatro meses. Além disso, a Apam fará ainda um trabalho de conscientização ambiental com as pessoas que frequentam o lugar. O trabalho também se destinará aos donos de barraquinhas que ficam no entorno do local. PARA DENUNCIAR DESPEJO DE LIXO NO AÇUDE LIGUE: (83) 9999-3839.

O Açude

Mas a estas horas você deve está se perguntando "mas vale apena preservar algo tão poluido quanto o Açude Velho?" Bem, ele só é poluido porque nós o poluímos, além disso ele tem sim muitas chances de se recuperar, basta não jogarmos mais lixo lá, e cobrarmos das autoridades que tratem dignamente o esgoto antes de simplesmente despeija-lo na água.
E então, respondeu a sua pergunta? Ou será que seu questionamento está mais para "pra que diabos tentar salvar algo que não tem importância global, não é melhor salvar a Amazônia!?" De fato, salvar a Amazônia é muito importante, mas não é por isso que devemos esquecer do que está perto de nós, como queremos salvar o mundo se não conseguimos salvar nosso vizinho? O açude Velho é um dos poucos espaços de nossa cidade onde ainda se pode ver um pouco de verde, é um lugar que beneficia a qualidade de vida da população e poderia ser melhor aproveitado e conservado. É verdade que não é nenhum paraíso da biodiversidade, mas é o lar de vários biguás, martins (um passarinho que se alimenta de piabas), algumas garças e jacarés -sim eles existem!- e estes animais já estão sendo expulssos por causa da poluição e da agitação. Como resultado disto temos a superpopulação de peixes e os problemas que isto acrreta.
Campina Grande já quase não possui nenhuma área "natural", não podemos acabar com as poucas que ela ainda tem!!! NÃO JOGUE LIXO NO AÇUDE, E TENTE PASSAR ESTA MENSSAGEM PARA QUEM O FIZER!!!!
VOCÊ TAMBÉM PODE COBRAR DA PREFEITURA MELHOR CUIDADO COM O LUGAR, ENVIE UM E-MAIL PARA falacidadao@camaracg.com.br E COBRE PELOS SEUS DIREITOS!!!

2 comentários:

Guinho Freitas disse...

Eu moro perto do açude as vezes fico pensamdo como seria bom se ele fosse limpo e se se tornase um lugar tipo de lazer para as pessoas... bastava acabar c/ o mau cheiro, e trsnsformar aqueles bares que tem ao redor em quiosques de verdade. No mais eh um ohtimo lugar para passear com o cachorro ou simplesmente andar de bicicleta.... Eu ateh jah vi o jacareh!!!!!

Missao disse...

AGUAPÉ não é PRAGA ! ! ! ! ! ! ! !

Orientações da Equipe Brasileira do AGUAPÉ

Prezados Senhores (as): este breve comentário tem por objetivo induzir e / ou provocar a inicialização das discussões, pois a maioria dos Cidadãos Brasileiros, ainda, não se habituaram a discutir o que temos a realizar para Equacionar um número imenso de Problemas que a Sociedade Brasileira & Humanidade estão vivenciando. Nesta oportunidade viso apenas incentivar os nossos Cidadãos Brasileiros a tomar a iniciativa e participar das importantes discussões, pois estou certo que muitos que se julgam despreparados tem potencial para apresentar fatos, experiências, preocupações diversas, entre outros fatores que considero importantes para o que temos à CONSTRUIR, através da SOMA de ESFORÇOS.

Tudo que vier a ser apresentado serão Bem Vindo porque contribuirão para que possamos definir o Melhor Caminho para O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

Na medida que os Cidadãos Brasileiros tomarem a iniciativa para postar cada um dos seus comentários, vou, na medida do possível, participar e / ou interceder principalmente para ajudá-lo a melhor compreender e / ou entender os assuntos em discussão. Jamais vou questionar o que outro Cidadão Brasileiro vier a apresentar, pois estou nessa LUTA para construir algo que seja bom & duradouro para a Sociedade Brasileira & Humanidade, certo que todos os Colaboradores CRESCERÃO junto COMIGO, através da UNIÃO.

Se o Cidadão Brasileiro se interessar em participar e / ou colaborar nessa LUTA acesse a matéria que foi disponibilizado na internet, através do link que segue.

http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=459:planta-da-amazonia-ajuda-na-despoluicao&catid=1:noticias&Itemid=316

Caso apresente interesse por mais informações entre em contato com a Equipe BR do AGUAPÉ, através do e-mail: missao.tanizaki@agricultura.gov.br .




Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),


MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

Equipe BR do AGUAPÉ

TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Obrigado por visitar o Blogue Jovem Ambientalista!